Pile Driving Analyser

O PDA (Pile Driving Analyzer) é o sistema de ensaio em fundações mais utilizado em todo o mundo na avaliação da resposta a cargas dinâmicas e das condições de cravamento de estacas. A Redav realiza Provas de Carga Dinâmica em conformidade com a NBR 6122 da ABNT, com instrumento de teste PDA próprio, fabricado pela PDI – Dynamics, Inc. A Redav está capacitada a conduzir este tipo de ensaio também em obras complexas, realizadas sobre solos moles ou de baixa resistência, assim como em estruturas marítimas.

Descrição do Ensaio do PDA

PDA_img_instrumento_teste O ensaio do PDA (Pile Driving Analyser) serve para testar a resposta de fundações a cargas dinâmicas e para avaliar o cravamento de estacas. A tecnologia permite a avaliação de vários elementos estruturais em apenas um dia de ensaios. O PDA (Pile Driving Analyser) também serve para avaliar a integridade do fuste, para avaliar eventuais pontos de estresse na estrutura e a energia do bate-estacas durante a cravação. O próprio martelo do bate-estacas é utilizado no ensaio. Caso o bate-estacas tenha sido removido da obra, o ensaio pode ser também realizado utilizando o impacto de uma carga em queda livre sobre a estaca. O ensaio emprega também acelerômetros e transdutores de esforço, instalados sobre a estaca que estiver sendo testada. Pode-se usar acelerômetros e transdutores convencionais, que ficam conectados ao instrumento PDA (Pile Driving Analyser) por meio de cabos elétricos, ou unidades mais modernas, do tipo wireless, que se comunicam com o instrumento de teste por radio-freqüência. O PDA (Pile Driving Analyser) incorpora um software que analisa os dados medidos pelos acelerômetros e transdutores de esforço, para calcular a distribuição da resistência do solo ao longo da estaca e para simular um teste de carga estática.

PDA Significa Velocidade de Ensaios e Precisão de Resultados

Com o PDA (Pile Driving Analyser) ganha-se tempo na realização de provas de carga na fundação da obra e obtém-se resultados extremamente confiáveis. Diversos ensaios comparando os resultados do PDA (Pile Driving Analyser) com resultados de provas de carga estática convencionais comprovaram a confiabilidade do ensaio com o PDA (Pile Driving Analyser) na determinação da capacidade de fundações.

Porto de Itajaí

Porto de Paranaguá

Projeto Mexilhão - Caraguatatuba

Ponte Campos dos Goytacazes