Fundações Especiais e Contenções

contencao_pico_couto

A Redav tem larga experiência em geotecnia e no projeto de contenções de encostas e sabe como lidar com solos de baixa resistência em ambientes sujeitos à erosão.

Alguns elementos usados em obras de contenções de encosta pela Redav estão descritos a seguir:

  • Muros de arrimo – estruturas corridas de contenção de parede vertical ou quase vertical, construídas em alvenaria, concreto elementos especiais
  • Tirantes – usados para ancoramento de cortinas de contenção de concreto armado ou projetado, parede diafragma ou perfis metálicos cravados. Os tirantes podem ativos, quando há carga de protenção, ou passivos, nos casos sem carga de protenção.
  • Parede Diafragma – construídas com painéis justapostos, onde as juntas entre painéis são do tipo macho-fêmea, muitas vezes implementada com tubo junta ou chapa junta, colocada na extremidade do painel antes da concretagem e retirada assim que se inicia a pega do concreto.
  • Cortina de estaca prancha – consiste de uma cortina montada com perfis de aço laminado com seções em formato de “U” ou “Z”, com encaixes para justaposição contígua dos elementos. Uma vantagem do uso da estaca prancha é a sua facilidade de cravação, especialmente em terrenos de pouca resistência.

A equipe de projetos da Redav é especializada em cálculos estruturais complexos, envolvendo fundações especiais em solos de baixa resistência. A empresa está também capacitada a realizar atividades de controle de qualidade e provas de carga neste tipo de obra.

Conheça um dos projetos de Contenção de Encostas realizado pela Redav:

  • 1