Prova de Carga Estática Bidirecional

O Ensaio de Prova de Carga Estática através do método BIDIRECIONAL consiste em posicionar um ou mais conjunto de Células Estáticas Descartáveis (CED) ao longo do fuste da estaca e aplicar carga em sentidos opostos buscando o equilíbrio das tensões atuantes no fuste e ponta da estaca ensaiada, tendo como sistema de reação a própria estaca a ser ensaiada.

Redav realiza Provas de Carga Estática Bidirecional em conformidade com a norma NBR 6122:2010 e a norma NBR 12131:2006, por se tratar de método de Prova de Carga Estática. Nos Estados Unidos existe a norma americana D1811000116001 específica, e, no Brasil, está em processo de implementação por uma equipe especializada.

empresa está capacitada a realizar este tipo de prova também em obras complexas, como no caso de estruturas marítimas. Além dos ensaios, a Redav tem condições de preparar toda a infra-estrutura necessária para a realização de Provas de Carga Estática Bidirecional em fundações e em estruturas em geral.

Descrição da Prova de Carga Estática Bidirecional

A Prova de Carga Estática é um ensaio que verifica a capacidade de carga de fundações e de estruturas por meio da medida das deformações obtidas com um carregamento imposto.

O Ensaio de Prova de Carga Estática BIDIRECIONAL consiste em posicionar um conjunto de Células Estáticas REDAV (CER) ao longo do fuste da estaca e aplicar carga, em sentidos opostos, buscando o equilíbrio das tensões atuantes no fuste e ponta da estaca ensaiada, tendo como sistema de reação a própria estaca.

Hoje em dia já foram realizados com sucesso mais de 5.000 ensaios pelo mundo!

As Células Estáticas REDAV (CER) são acionadas por bombeamento hidráulico, em uma profundidade dimensionada em projeto; fazendo a porção abaixo das células, resistência de ponta mais atrito lateral da porção, reagir contra a porção acima das células, atrito lateral do trecho superior.

O ensaio bidirecional apresenta como resultado três curvas:

Curva 01 – curva carga x recalque do topo da estaca correspondente ao atrito lateral

Curva 02 – curva carga x recalque da porção inferior, correspondente principalmente a ponta da estaca

Curva 03 – curva carga x recalque equivalente à estaca completa

Após a execução do ensaio bidirecional a trinca que ocorre no fuste da estaca durante o ensaio, na região das células, é imediatamente preenchida com uma injeção de nata de cimento. 

Sistema Ensaio Carregamento Estático Bidirecional com as Células Estáticas Redav (CER) – CER- FUSTE e CER- PONTA.

Fig 01 – PCE Bidirecional - Metodologia
Fig 01 – PCE Bidirecional – Metodologia

Curvas 1 e 2

Curva x Deslocamento

Curva 3

Gráfico 2 - Ensaio Bidirecional Redav

A Prova de Carga Estática Bidirecional pode ser realizada desde cargas pequenas até cargas muito elevadas, superiores a 50.000kN.( 5.000tf)

As instalações das CERs são realizadas juntamente com a execução da estaca.

Como o sistema de reação da Prova de Carga Estática Bidirecional é o próprio elemento de fundação, não  existe a necessidade da instalação e operação do pesado sistema de reação das provas de carga tradicionais, eliminando eventuais riscos de acidentes com os funcionários e técnicos.

Desta forma, em relação aos ensaios convencionais, o ensaio Bidirecional é normalmente mais rápido, mais seguro e de possui menor custo.

REDAV realiza Provas de Carga Estática Bidirecional em conformidade com a norma NBR 6122:2010 e a norma NBR 12131:2006, estando capacitada a realizar este tipo de prova também em fundações de obras marítimas

Segue as ilustrações dos ensaios de Carregamento Estático Método Convencional e Método Bidirecional:

Fig. 02 - Ensaio comparativo método tradicional x método Bidirecional
Fig. 02 – Ensaio comparativo método tradicional x método Bidirecional
Fig. 03 - PCE – Bidirecional – Instalação da Célula – CER e Tubulações de medição e pressão/Injeção
Fig. 03 – PCE – Bidirecional – Instalação da Célula – CER e Tubulações de medição e pressão/Injeção
Fig. 04 - PCE – Bidirecional – Estaca Concretada e preparada para ser ensaiada.
Fig. 04 – PCE – Bidirecional – Estaca Concretada e preparada para ser ensaiada.

Prova de Carga Estática Bidirecional