Prova de Carga Estática

A Prova de Carga Estática é um ensaio que verifica a capacidade de carga de fundações e de estruturas por meio da medida das deformações obtidas com um carregamento imposto.

A Redav realiza Provas de Carga Estática em conformidade com a NBR 6122 e com a NBR 12.131 da ABNT. A empresa está capacitada a realizar este tipo de prova também em obras complexas, como no caso de estruturas marítimas. Além dos ensaios, a Redav tem condições de preparar toda a infra-estrutura necessária para a realização de Provas de Carga Estática em fundações e em estruturas em geral.

Descrição da Prova de Carga Estática

A Prova de Carga Estática consiste na aplicação de uma carga de compressão em um determinado elemento da fundação por vez, de modo a verificar a sua conformidade com as especificações do projeto. A norma brasileira recomenda que se aplique uma compressão de até duas vezes a carga nominal de trabalho no elemento que estiver sendo testado. Para a aplicação deste tipo de carga, geralmente torna-se necessária a construção de uma estrutura específica para a realização dos ensaios. Esta estrutura permanece ancorada ao terreno, enquanto se aplica carga, por meio de macacos hidráulicos, ao elemento da fundação que estiver sendo testado. É importante que a montagem desta estrutura assegure a aplicação da carga na direção e sentido desejados. A maior parte dos ensaios é realizada com base em carregamentos no sentido vertical, porém também são possíveis ensaios com carregamentos horizontais.

Durante a aplicação da carga, verificam-se deformações no elemento que estiver sendo testado, com o objetivo de se calcular parâmetros importantes, como:

  • Capacidade de carga da estaca
  • Curva carga x deslocamento
  • Resistência de ponta e atrito lateral
  • Recalque associado à carga de trabalho
  • Coeficiente de segurança do estaqueamento

Provas de Carga significam mais segurança para sua obra

As Provas de Carga são atividades extremamente importantes, pois servem para medir as características e resistências das fundações e da estrutura de uma obra e para avaliar se as mesmas estão adequadas ao projeto. Um ensaio de Prova de Carga bem feito é a garantia da segurança de uma obra, evitando riscos e prejuízos indesejáveis.

Porto do RIO – Terminais MULTI e LIBRA

Estádio do Maracanã

Buenos Aires

Porto Itajaí

Torre de Comando - Base Aérea de Santa Cruz

Porto de Paranaguá